No RS, Cultura da Azeitona é Uma das Que Mais Crescem

2541 visualizações

comentários

Produção desta safra deve ser sete vezes maior que a do ano passado. Óleo extraído é decantado e filtrado antes de ir para as garrafas. Confira a matéria publicada no Portal G1, para o Globo Rural.

A colheita da azeitona está entrando na reta final no Rio Grande do Sul. Em um ano, a área plantada no estado dobrou e a produção deve seguir no mesmo ritmo.

A máquina que sacode os galhos facilita a colheita. Em uma propriedade em Cachoeira do Sul, região central do estado, há 25 hectares plantados com oliveiras.

Depois de quatro anos de bons resultados, a família Aued vai investir em uma outra área. As mudas de oliveiras devem ser plantadas ainda este ano. “Nós já dobramos nossa área inicial e agora pretendemos plantar mais alguma coisa em torno de 100 ou 120 hectares”, diz Daniel Aued.

E não é apenas a família de Cachoeira do Sul que está de olho no crescimento desse mercado. A área de cultivo em todo o estado dobrou do ano passado para cá e hoje já são mais de 1,1 mil hectares plantados.

A estimativa da colheita também é reflexo desse aumento. Nesta safra, devem ser colhidos 350 mil quilos do fruto, sete vezes mais que no ano passado.

Depois de ser colhida, a azeitona começa a ser processada. O óleo extraído é decantado e filtrado antes de ir para as garrafas. “Existe um mercado totalmente aberto para o azeite. O Brasil importa 100% deste produto, ele faz bem à saúde e apresenta uma rentabilidade interessante. A renda líquida chega a aproximadamente R$ 20 mil por hectare, então é um bom atrativo para os investidores”, explica Enilton Coutinho, agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Embrapa).

TAGS: olivas do sul, azeites, mudas, cachoeira do sul, azeitona

Autor:

Outras notícias

A empresa agroindustrial cachoeirense Olivas do Sul foi escolhida propriedade agropecuária modelo, na edição 2015 do Prêmio Folha Verde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O cachoeirense Carlos Joel da Silva, também foi reconhecido na categoria Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais, como presidente da Fetag-RS.   Jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor agropecuário do Estado definiram, na tarde desta segunda-feira (19), os vencedores das 10 categorias do 5º Prêmio...
Foi lançado nesta quarta-feira (29), no Palácio Piratini, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura - Pró-Oliva, que prevê ações em quatro frentes: defesa sanitária e mudas de qualidade, pesquisa e assistência técnica, industri...
Azeite mais confiável

13/05/2015

1902

Não é raro ver na mídia notícias de fraudes na composição de azeites. Uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderá fortalecer a fiscalização desses produtos. O método é capaz de identi...
Escritório

Rua Joaquim Gomes Pereira, 907
Cachoeira do Sul | RS | Brasil
96501-460

+55 (51) 3722-6314

atendimento@olivasdosul.com.br

Pomar
Fan Page Olivas do Sul
Copyright © Olivas do Sul