O Futuro da Terra premia desenvolvimento científico

1726 visualizações

comentários

Jornal do Comércio destacou atuação de pesquisadores e empresários

Entregue na noite de ontem, o 18º Prêmio Futuro da Terra, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), reuniu pesquisadores e empresários ligados ao desenvolvimento científico do agronegócio gaúcho no auditório da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), em evento integrado à programação da 37ª Expointer, que se realiza até domingo em Esteio. 

O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, citou a importância do agronegócio em seu discurso. “No País, se o crescimento do PIB não é o desejado nos últimos anos, isso não pode ser atribuído à produção agrícola. Pelo contrário, o agronegócio foi o motor que impulsionou nossa economia”, destacou, dimensionando que,  em 2013, o segmento teve 22% de participação no PIB e respondeu por cerca de 30% dos postos de trabalho. 

Sinalizando para as atuais perspectivas para o setor, Tumelero trouxe números que comprovam que a atividade agropecuária continua aquecida, com perspectiva de safra recorde nacional e estadual. Só no Estado, a previsão é de que o setor injete mais de R$ 20 bilhões na economia. Os avanços elencados estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de pesquisa, que o diretor-presidente do JC citou como “responsável pela transformação do agronegócio brasileiro em um dos mais competitivos do mundo”.

Nesse sentido, a premiação concedida pelo JC e Fapergs objetiva estimular, cada vez mais, a evolução científica. “Este evento marca nosso respeito e nossa homenagem aos homens e mulheres, pesquisadores e técnicos, que trabalham para a manutenção e o crescimento das cadeias produtivas”, detalhou Tumelero.

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, citou que o prêmio O Futuro da Terra é um dos mais nobres, porque busca pesquisadores para trazer e apresentar as inovações para a sociedade. A diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira, destacou que o Estado possui uma academia científica pujante, com grande variedade de pesquisadores, de todas as idades. A Fapergs, que comemora 50 anos, foi homenageada pelo Jornal do Comércio pelas atividades desenvolvidas no decorrer desse período.

Além do diretor-presidente do JC, compuseram a mesa de premiação o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, representando o governador Tarso Genro; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Moesch; o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi; o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Melo; o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola; o secretário de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov; a diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira; e o diretor-regional do Bradesco, Carlos Alberto Alástico.

 
Veja abaixo a lista dos premiados
do ano e clique nos 
links para acessar seus perfis


CADEIAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Zuleika Borges Torrealba (Maya Genética)
Central de congelamento de sêmen e produção de embriões 

Marcos Borba (Embrapa Pecuária Sul)
Contribuição para a agricultura familiar pelo Projeto Alto Camaquã 

TECNOLOGIA RURAL
Paulo Michel Roehe (Fepagro) 
Pesquisa em diagnóstico e desenvolvimento de vacinas para sanidade animal 

Marcio Nunes Corrêa (Ufpel) 
Pesquisa sobre inovação em nutrição, sanidade e reprodução animal, principalmente de ruminantes 

Falker 
Industrialização de equipamentos de pesquisa científica de campo 

ALTERNATIVAS AGRÍCOLAS
João Kaminski (UFSM) 
Pesquisa emsistema de recomendação de calcário 

Carlos Tadeu Pippi Salle (Ufrgs) 
Pesquisa tecnológica em sanidade avícola 

Olivas do Sul
Plantio de oliveiras e extração de azeite de oliva 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Bernadete Radin - Projeto Mais Água 
Iniciativa de oito instituições paramelhor utilização da água no Estado 

Jean Minella (UFSM) 
Monitoramento de bacias hidrográficas 

José Eloir Denardin (Embrapa Trigo) 
Manejo e conservação do solo e da água 

PRÊMIO ESPECIAL
José Carlos Fachinello (Ufpel)
Pesquisa sobre qualidade na produção de frutas, como o pêssego

TAGS: Premio Futuro da Terra, Expointer 2014, Olivas do Sul, Premiação

Autor:

Outras notícias

A empresa agroindustrial cachoeirense Olivas do Sul foi escolhida propriedade agropecuária modelo, na edição 2015 do Prêmio Folha Verde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O cachoeirense Carlos Joel da Silva, também foi reconhecido na categoria Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais, como presidente da Fetag-RS.   Jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor agropecuário do Estado definiram, na tarde desta segunda-feira (19), os vencedores das 10 categorias do 5º Prêmio...
Foi lançado nesta quarta-feira (29), no Palácio Piratini, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura - Pró-Oliva, que prevê ações em quatro frentes: defesa sanitária e mudas de qualidade, pesquisa e assistência técnica, industri...
Azeite mais confiável

13/05/2015

1902

Não é raro ver na mídia notícias de fraudes na composição de azeites. Uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderá fortalecer a fiscalização desses produtos. O método é capaz de identi...
Escritório

Rua Joaquim Gomes Pereira, 907
Cachoeira do Sul | RS | Brasil
96501-460

+55 (51) 3722-6314

atendimento@olivasdosul.com.br

Pomar
Fan Page Olivas do Sul
Copyright © Olivas do Sul